terça-feira, 9 de junho de 2009

Agrossistemas ou Sistemas Agrários - texto complementar.

O que são Agrossistemas?


Conhecido também por sistemas agrários, é um tipo ou modelo de produção agropecuária em que se observa que cultivos ou criações são praticados, quais técnicas são utilizadas, e como a agricultura e a pecuária se relaciona com o espaço, analisando a dimensão e a propriedade da terra e qual o destino final da produção.


Classificação de Agrossistemas:


Os Sistemas agrários são bastantes diferentes entre si, de acordo com a região do globo ou com a sociedade e sua herança histórica, aumentando os critérios de definição.


Podemos nos basear na classificação abaixo:



  • Agropecuária intensiva ou extensiva; intimamente ligada a densidade ou distribuição no espaço do gado ou da plantação, sendo agropecuária intensiva é aquela em que existe uma elevada densidade da criação ou do cultivo, concentrando em uma área e possibilitando melhor o seu aproveitamento; já a agropecuária extensiva é aquela em que a densidade do gado ou cultura é baixa significando que estão mais espalhados no espaço.

  • Agropecuária comercial e de subsistência;a primeira voltada oara o comércio, para o mercado e a segunda tem a subsistência, basicamento voltada para a alimentação do trabalhador da terra suprindo as suas necessidades imediatas, o excedente da produção é comercializado;

  • Propriedade privada, estatal e coletiva; A propriedade privada é quando um indivíduo, organização ou instituição possui a posse da terra, já a estatal é quando o poder público, governo, estado ou município tem a posse da terra, e a propriedade coletiva é aquela que a posse pertence a comunidade que nela reside, um exemplo: terras indígenas e assentamentos;

  • Grandes, médias e pequenas propriedades; Reconhecemos neste critério de classificação a Grande como os latifúndios é geralmente um imóvel rural pouco produtivo, as Médias propriedades de díficil definição devido a sua função real, já as pequenas são conhecidas como minifúndios aonde o seu tamanho é insuficiente para garantir sobrevivência digna para a família que ali reside;

  • Agrossistemas tradicionais, modernos e alternativos; Os Tradicionais são aqueles em que há maior utilização do trabalho humano em relação à tecnologia, já os Modernos são aqueles em que há uma menor utilização de mão de obra em relação as máquinas, adubos e equipamentos. Os agrossistemas alternativos, chamados de ecológicos ou orgânicos são aqueles que procuram evitar os impactos ambientais ou sociais negativos provocados por dois extremos: o excesso na utilização da mão de obra humana à utilização de máquinas e também a aversão total a produtos quimícos;

Os Agrossistemas tradicionais dividi-se em:



  • Plantations: o mais famoso se originou na dominação colonial inglesa, isto é cultivam um só produto voltando-se ao mercado externo e que fazem intenso uso de uma mão de obra mal remunerada;

  • Agricultura itinerante: conhecido também como sistema de roças, normalmente praticado em regiões de solo pobre e esgotado por culturas anteriores;

  • Agricultura de jardinagem: consiste principalmente na rizicultura (cultivo de arroz) associada a plantações de cereais e de hortaliças, predomínio de pequenas propriedades agrárias, produção destinada ao consumo da população local;

  • Pastoreio nômade ou transumante: está é muito comum nas regiões áridas ou semi-áridas, trata-se da criação ou pastoreio de animais como cabras, vacas e ovelhas constantemente levados de um lugar para outro conforme a oferta de água e pasto;

  • Agricultura mediterrânea: Finalmente esta consiste em todos os tipos agropecuários que existem ao redor do mar Mediterrâneo, caracteriza-se por atividade milenar, tradicionalmente encontramos a produção de azeite, cereais, especiárias e a produção vínicola;

Este é parte do contéudo adotado nas escolas estaduais no Ensino Médio.







quinta-feira, 4 de junho de 2009

Definição da Paisagem


A paisagem pode receber vários significados, mas na ciência geográfica é definida como um conjunto de estruturas naturais e sociais de um determinado lugar no qual desenvolvem uma intensa interatividade, seja entre os elementos naturais, entre as relações humanas e desses com a natureza.

Geograficamente, a paisagem é tudo aquilo que podemos perceber por meio de nossos sentidos (audição, visão, olfato e tato), mas o que mais destaca é a visualização da paisagem.

Costuma-se considerar como paisagem somente os elementos naturais, tais como montanhas, rios, mares, florestas entre outros, entretanto, paisagem também abrange as construções humanas como pontes, ruas, edifícios, além das relações humanas como feiras, estádios de futebol, nesses casos ocorre uma variação das paisagens, pois se trata de uma composição momentânea.

Diante desse contexto, a paisagem se divide em paisagens naturais (lagos, oceanos, vales, florestas, montanhas, seres vivos) e as interações existentes. A variação de cada elemento determina a configuração de cada paisagem, por exemplo, o clima quente e úmido produz florestas com uma grande quantidade de vidas, tanto da fauna como da flora, em contrapartida nas zonas polares, onde o frio é intenso, não há o desenvolvimento de elevados números de vidas e diversidades. As paisagens culturais correspondem a todos os elementos construídos pela ação antrópica, como pontes, portos, ferrovias, túneis e muito outros. Apesar da divisão entre paisagem natural e cultural, não existe nenhum lugar no planeta que não tenha sofrido interferências diretas ou indiretas do homem, até por que o que é produzido de poluição nas cidades se dispersa por todo o planeta.

As paisagens culturais podem ser divididas em paisagem rural e paisagem urbana. A primeira é formada pela atividade agropecuária, como lavouras de uma infinidade de culturas, hortaliças, frutas, além da criação de bovinos (corte e leite), aves e suínos, esses elementos fazem parte da realidade de propriedades rurais com fazenda, chácaras e sítios. A segunda é constituída por elementos urbanos como ruas, avenidas, praças, viadutos, prédios que se encontram habitados por pessoas que realizam suas atividades nesse espaço.

Conceituando o estudo da Geografia


A Geografia é uma ciência que tem como objeto principal de estudo o espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas. O homem sempre teve uma curiosidade aguçada acerca dos lugares onde desenvolvem as relações humanas e as do homem com a natureza, principalmente com o intuito de alcançar seus interesses.

O conhecimento da Terra e de todas dinâmicas existentes configura como um objetivo intrínseco da ciência geográfica, essa tem seu início paralelo ao surgimento do homem, no entanto, sua condição de ciência ocorreu somente com o nascimento da civilização grega, na qual existiam pensadores filósofos que nessa época englobavam diversos conhecimentos de distintos temas, dentre eles Pitágoras e Aristóteles que já tinham convicção acerca da forma esférica do planeta.

A Geografia recebe diversos significados, de uma forma genérica dizemos que geo significa Terra e grafia, descrição, ou seja, descrição da Terra, essa descreve todos os elementos contidos na superfície do planeta como atmosfera, hidrosfera e litosfera que compõe a biosfera ou esfera da vida (onde desenvolve a vida), além da interação desses com os seres vivos.

O estudo da Geografia em sua fase inicial focaliza somente os elementos naturais, mais tarde, pesquisas unindo aspectos físicos com sociais foram estabelecidas, referentes à ação antrópica sobre o espaço natural. A partir desse momento teve início também o estudo sistemático das sociedades, tais como a forma de organização econômica e social, a distribuição da população no mundo e nos países, as culturas, os problemas ambientais decorrentes da produção humana, além de conhecer os recursos dispostos na natureza que são úteis para as atividades produtivas (indústria e agropecuária). Assim, o estudo geográfico conduz ao levantamento de dados sobre os elementos naturais que atingem diretamente a vida humana como clima, relevo, vegetação, hidrografia entre outros.

A Geografia moderna tem como precursor Humbold, que baseava no empirismo, posteriormente surgiram diversos outros pensadores que agregaram conhecimentos e conceitos distintos que serviram para o enriquecimento da ciência.


Algumas especialidades da ciência Geográfica:

Geografia Física: focaliza-se no estudo das características naturais, como clima, vegetação, hidrografia, relevo e os impactos decorrentes da exploração.

Geografia Humana: tem como objetivo o estudo da dinâmica populacional e suas particularidades.

Geografia Econômica: estudo de todas as relações econômicas realizadas no mundo e seus fluxos.

Geografia Cultural: focaliza a atenção para a identidade cultural das pessoas e dos lugares.

Geografia Política: estudo das relações do poder político e seus resultados.

Geografia Médica: realiza mapeamento de focos de doenças e sua distribuição no espaço geográfico.

As primeiras descrições consideradas como geográficas foram oriundas de registros de viajantes e comerciantes.

Geografia da Terra


A Terra é um planeta que se encontra no sistema solar, está bem próximo ao Sol, cerca de 150 milhões de quilômetros. Aparentemente é ondulado, porém possui forma elipsoidal, ou seja, possui os pólos achatados por causa do movimento que realiza em torno de si mesmo. Ainda é ondulado, irregular e matematicamente complexo. Possui aproximadamente ¾ de sua superfície formada por água e quimicamente é dividido em crosta, manto e núcleo.

O núcleo, a parte mais interna do planeta, é dividido em núcleo sólido e líquido. O núcleo sólido é composto predominantemente por ferro e níquel. Possui elevada temperatura em função do seu campo magnético. O núcleo líquido é composto pelos mesmos componentes do núcleo sólido, porém em estado líquido. A essa parte do núcleo é que se atribui a formação do campo magnético.

O manto, a parte que se encontra entre o núcleo e a crosta, é formado por silício, ferro e magnésio em estado pastoso. Apesar de ser encontrado em estado sólido, acredita-se que permanece em estado pastoso em função das altas temperaturas, 3.400ºC.

A crosta, também chamada de litosfera, é a parte externa do planeta que se forma a partir do oxigênio, silício, alumínio, magnésio e ferro. Possui placas tectônicas ou litosféricas que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto. Tais movimentações ocorrem por causa das pressões que o manto exerce sobre a crosta, o que acarreta em deformações na crosta. Também sofre o rompimento de suas camadas rochosas resultantes da pressão do manto, provocando o vulcanismo, que se dá principalmente em regiões onde existe o encontro de placas tectônicas; e os terremotos que são vibrações induzidas pelos movimentos das placas litosféricas.

Acredita-se que o planeta Terra é o único a ter vida. O campo magnético formado no núcleo do planeta juntamente com a atmosfera é que contribui para a vida no planeta, pois juntos protegem o mesmo contra radioatividade vinda do Sol e das estrelas, além dos meteoros que são destruídos antes que cheguem à superfície.